"Não importa o quanto você sabe...
O que realmente importa...
É o quanto você se determina...
A aprender... "

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Pesquisa revela que alongamento antes de exercício é irrelevante

A maior pesquisa já feita sobre alongamento, avaliou 1400 pessoas, entre 13 e 60 anos. Os estudos mostraram que o número de lesões com pessoas que alongam antes de fazer exercícios, e com as que não alongam são estatisticamente iguais.



Realizada por uma organização governamental, os dados apontados surpreenderam tanto a corrente dos que defendiam o alongamento, quanto a dos que não defendiam, já que a revelação considera que o ato não faz bem e nem mal para o corpo.



O pensamento de que os exercícios deixarão os músculos mais alongados também é inexata. "O alongamento serve para manter o comprimento fisiológico [normal] do músculo, não vai deixá-lo mais comprido do que é", diz o fisioterapeuta Victor Liggieri, autor de "De Olho na Postura" (Ed. Summus).



Para a educadora física e tutora do Portal Educação, Bruna Morais Barbosa, é preciso pesquisar e estudar muito para melhor instruir aos praticantes de atividade física. “Não devemos fazer o alongamento só por fazer, sem a postura adequada, sem fazer corretamente”, diz a tutora.



Ela acrescenta ainda: “é necessário aplicar o alongamento para o grupo muscular que mais vai ser utilizado para tal atividade. E de acordo com a pesquisa não é comprovado que o alongamento provoca lesões e que também não evita, pois isso depende de outros fatores”, esclarece a educadora.


Manifestando minha opinião a respeito, concordo com o Fisioterapeuta Victor Liggieri quando diz que o músculo não fica "mais comprido"  que o fisiológico quando se realiza o alongamento. E concordo com a educadora física  Bruna Morais Barbosa quando diz que não se deve fazer alongamento por fazer. Temos que ter um objetivo. O alongamento não é a única opção de aquecimento pré e pós exercício, sendo assim, na minha prática clínica, quando o objetivo é simplesmente aquecimento/resfriamento o alongamento é mais uma ferramenta que tenho para prescrever o exercício de forma variada sem perder o foco. Mas se em meu plano de tratamento há necessidade de melhorar flexibilidade do indivíduo, o alongamento É o recurso terapêutico que tenho à mão. Como a flexibilidade é um pré-requisito para um bom desempenho articular/biomecânico, opto por incluir alongamentos nos planos de tratamento, podendo colocá-los no aquecimento/resfriamento ou realizá-los dentro do plano de atendimento do dia.
Fica aí minha dica!