"Não importa o quanto você sabe...
O que realmente importa...
É o quanto você se determina...
A aprender... "

sábado, 10 de julho de 2010

Incontinência Urinária

Incontinência urinária é caracterizada pela perda urinária involuntária. Pode ser classificada como:
* incontinência urinária de esforço - quando ocorre perda urinária após exercício físico, tosse, espirro, ou outro tipo de esforço;
* urge-incontinência - quando ocorre a perda urinária imediatamente após a urgência urinária (desejo incontrolável de urinar);
* incontinência mista - quando há perdas urinárias associadas ao esforço e à urgência;
* enurese noturna - perda urinária durante o sono.

Diagnóstico:
O diagnóstico deve ser feito pelo médico, comumente realizado pelo ginecologista ou urologista.

Tratamento:
O tratamento da incontinência urinária vai depender da causa principal. A fisioterapia atua com eficiência nos casos cujo fator importante de perda urinária seja o enfraquecimento do chamado "diafragma pélvico", que é formado pelos músculos coccígeo e elevador do ânus, cuja função é auxiliar na oclusão do canal uretral.
Com um programa adequado de exercícios para o fortalecimento dos músculos pélvicos e consciência corporal é possível minimizar e até extinguir as ocorrências de perdas urinárias.
Por volta dos anos 50, Arnold Kegel, médico ginecologista, foi o primeiro a introduzir o treinamento da musculatura do assoalho pélvico feminino para tratar a incontinência urinária. Em seu primeiro estudo ele obteve 84% de cura de mulheres com incontinência urinária, onde o protocolo incluía palpação vaginal e observação clínica da contração voluntária da musculatura do assoalho pélvico e o uso do biofeedback para mensurar a pressão vaginal durante os exercícios. Hoje existe uma variedade de aparelhos de biofeedback usados na prática clínica para ajudar no treinamento da musculatura do assoalho pélvico feminino.
A reeducação da musculatura do assoalho pélvico torna-se imperativo no programa de exercícios atribuídos para pacientes vindos sob forma preventiva ou até mesmo curativa da patologia, além de melhorar a função sexual. Porém, os melhores resultados do tratamento fisioterapêutico da incontinência urinária são obtidos nos casos leve ou moderado.
Existem várias formas de aplicação da cinesioterapia para o tratamento da incontinência urinária feminina, dentre eles o trabalho com a bola suíça. A bola suíça é um instrumento utilizado para o retreinamento dos músculos enfraquecidos como a hipotonia dos músculos do assoalho pélvico. Os exercícios são funcionais e podem ser realizados de várias maneiras, pois a bola suíça é considerada como um instrumento indispensável e intermediário ideal para os movimentos no treino dessa musculatura.
Outro método utilizado seria os cones vaginais. Os cones são pequenas cápsulas de pesos diferentes, de uso individual, que se introduz na vagina para fornecer resistência e feedback sensorial nos músculos do assoalho pélvico à medida que eles se contraem. Os exercícios realizados com os cones são os de Kegel, trabalhando assim contrações perineais. São encontrados de forma e tamanho iguais, porém de pesos diferentes que variam de 25g a 75g.
Enfim, a cinesioterapia para o assoalho pélvico compreende exercícios para a normalização do tônus muscular, sendo empregada tanto para o fortalecimento de áreas hipotônicas como para o relaxamento de áreas hipertônicas.


Referências Bibliográficas:

Baracho, Elza. Fisioterapia aplicada à Obstetrícia, Uroginecologia e Aspectos de Mastologia. 4ª edição. Guanabara Koogan.

Nolasco et al. Atuação da cinesioterapia no fortalecimento muscular do assoalho pélvico feminino: revisão bibliográfica. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 117 - Febrero de 2008.

MORENO, A. L. Fisioterapia em Uroginecologia. São Paulo: Manole, 2004


4 comentários:

  1. Parabéns pelo seu trabalho, sou acadêmico de fisioterapia, e Presidente da Associação Cristã Brasileira de comunicação em fisioterapia, que realizará em Julho um congresso voltado para a fisio preventiva na cidade de Guarulhos, em São Paulo.Boa noite e que Deus Te abençoe.Edson Silva

    ResponderExcluir
  2. gostaria de informação sobre clinicas e profissionais de fisioterapia que atuem em tratamento de incontinênencia urinária masculina na cidade do Rio de Janeiro.

    e-mail: jkarq@uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog. Também sou fisio e tb tenho um blog. www.fisioterapiaesaudeaqui.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Manuela, obrigada! Vou visitar o seu blog tbm. Vamos mantendo contato!
      Abraços,
      Veluciata

      Excluir