"Não importa o quanto você sabe...
O que realmente importa...
É o quanto você se determina...
A aprender... "

terça-feira, 16 de março de 2010

Fisioterapia e Terapia Ocupacional: Convergências e Divergências

Caros,
Vou reproduzir uma matéria do blog "Mobilidade Funcional", cujo post tem o mesmo título que este, onde se discute o que é função do fisioterapeuta, o que é função do Terapeuta Ocupacional. Ainda participei com um comentário-desabafo (risos).
a matéria riquíssima postada pelo fisioterapeuta Rodrigo Queirós. É um debate valiosíssimo, vale a pena ler!

      "Venho recebendo diversos comentários de colegas Terapeutas Ocupacionais aqui no Blog Mobilidade Funcional recentemente e isso me motivou a escrever este post.











Inicialmente gostaria de agradecer-lhes a confiança prestada e dizer que reconheço muito esta linda profissão e se a desrespeitasse estaria desrespeitando a minha própria profissão. Isso, pois compartilhamos do mesmo conselho de classe, mesma entidade legislativa, surgimos de um mesmo contexto histórico, compartilhamos da mesma área de conhecimento no tocante pesquisa científica e na visão do Cnpq, Capes, CIDDM OPS-OMS, entre outras.











Esclarecendo melhor, foi levantada uma problemática através de comentários (por vezes agressivos) e questionamentos se o Fisioterapeuta trabalha com AVDs, Funcionalidade e com terapia de Contenção Induzida. Vale ressaltar que muitos outros colegas Terapeutas Ocupacionais participaram de forma coerente, levantando a discussão, e que a meu ver é muito pertinente.

Destaquei alguns comentários aqui neste post, mas quem quiser ter acesso na íntegra leiam os posts abaixo, onde concentram o maior número de comentários e também cliquem em leia mais no final do post (fiz uma seleção de comentários)







Prognóstico em Fisioterapia é possível? de 6 de fevereiro de 2010







Vídeo terapia de contenção induzida de 25 de janeiro de 2009











1° Questinamento: leidiane: olá colega físio... Gostaria de te fazer uma pergunta: vc n acha que envolver AVDs e funcionalidade na Fisioterapia é invadir a Terapia ocupacional?











Olá querida Leidiane podemos discutir essa problemática do ponto de vista legal e científico.











Legalmente o fisioterapeuta é um profissional diagnosticar funcionalmente.











“(...) habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional) (...)”











Legalmente o fisioterapeuta é um profissional tratar funcionalmente











“(...) a prescrição das condutas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional (...)”











Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94.











Fonte: http://www.coffito.org.br/conteudo/con_view.asp?secao=27











Então acredito, mesmo não sendo advogado, que não é crime nenhum trabalhar com funcão, Avds e funcionalidade.











Ou seja, nós Fisioterapeutas avaliamos o estado funcional do paciente, a partir da identidade da patologia clínica intercorrente, preparando-o para a execução da função o mais próximo da normalidade possível.











Do ponto de vista científico











Compartilhamos juntos do diagnóstico funcional, assim como outras ciências da saúde e sociais (Psicologia, Assistência Social, enfermagem...) e que futuramente será mais bem aplicado – CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE - CIF.



Então se diagnosticamos funcionalmente, temos que trabalhar funcionalmente. E trabalhar funcionalmente é integrar AVDs, AIVDs (instrumentais da vida diária) e as tão comentadas AAVDs (avançadas da vida diária).











Devemos lembrar ainda que a difusão desse conhecimento se deu inicialmente por Bertha Bobath, Educadora Física e Fisioterapeuta, e o seu insight para trabalhar com função e dentro das AVDs, diferentemente do conceito movimento pelo movimento que era empregado na época, ocorreu ainda quando trabalhava em escolas lecionando (Olha a educação física trabalhando com função e com Avds – existiam crianças com disfunções neurológicas e ortopédicas).











Fonte.: to the Bobath Centre website - A national charity helping children with cerebral palsyhttp://www.bobath.org.uk/TheFoundersandHistory.html











CARR, Janet H; SHEPHERD, Roberta B. Ciência do movimento: fundamentos para a fisioterapia na reabilitação. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2003.











Podemos também comprovar científicamente o que estamos falando através da utilização destas palavras chaves (Activities of Daily Living Constraint-Induced Movement Therapy, International Classification of Functioning, Disability and Health ) nas principais bases de dados nacionais e internacionais e ai veremos que aparecerá, além de fisioterapia e terapia ocupacional, fisiatria, educação física e tantas outras.







• Busca na Bireme



• Busca na CIRRIE



• Busca na Cochrane



• Busca na SciELO



• Busca no LILACS



• Buscas na Embase (não gratuita)



• Buscas na MEDLINE - via Pubmed



• Buscas na PEDro



• Buscas no NARIC



• CCN - Buscas nas Bibliotecas do Brasil



• Centre for Evidence Based Physiotherapy



• Cochrane Collaboration



• Cohrane no Brasil



• COMUT



• Congresso Brasileiro de Medicina Baseada em Evidência



• Curso on line de Revisão Sistemática



• Diretrizes de fisioterapia



• eMedicine/Medscape



• Portal de Evidências da Bireme



• Prescrição de exercícios



• Registro de estudos clínicos - Austrália



• Registro de estudos clínicos - EUA



• Registro de estudos clínicos - Internacional



• Registro de estudos clínicos - OMS







Fonte.: Blog Fisioterapia em evidência (http://fisioterapiaemevidencia.blogspot.com/)











Acredito que exista uma linha tênue dentro do campo da saúde e das ciências sociais muito difícil de ser entendida, até por isso não incorporamos ainda o conceito de trabalho em equipe e de transdisciplinaridade.











Cliquem em leia mais e leiam os outros comentários, participem, deixem sua opnião.



PRINCIPAIS COMENTÁRIOS







Thaís Ginatto Ramminger disse...







Gostei muito do video. Sou recém formada em terapia ocupacional e já tinha lido sobre a terapia de contenção. Muitos são contra a contenção por acharem muito agressivo, mas caso o paciente concorde os resultados nas Atividades Diárias devem ser releventes.











Anônimo disse...







Essa prática não é nova para a TERAPIA OCUPACIONAL, os recursos terapeuticos utilizados na reportagem são recurso utilizados na prática do terapeuta ocupacional. Vocês trabalham diretamente nas AVD'S, atuação nas AVD'S é ato privativo do TERAPEUTA OCUPACIONAL, normatizada pela resolução 316 de 2008 do COFITTO. Cadê o TERAPEUTA OCUPACIONAL DA EQUIPE???















Marcia Monteiro Garcia - Terapeuta Ocupacional disse...







A abordagem não é nova para a Terapia Ocupacional. Nos Laboratórios de Atividades e Recursos Terapêuticos, os acadêmicos já vivenciam a técnica. Durante o estágio podem aplicar aos pacientes, após avaliação do quadro.



Todo o material disponível no vídeo são recursos da Terapia Ocupacional, portanto disponível tanto nos laboratórios das faculdades quanto nos locais onde esse profissional está presente. O vídeo é ótimo! Marcia Monteiro Garcia







Comentário - Olá, sou estudante de terapia ocupacional e tenho uma dúvida. Este método de terapia de contenção induzida é exclusivavemte da fisio? por que é engraçado, são feitas atividades de vida diária no vídeo, mas isto são práticas EXCLUSIVAS da terapia ocupacional. foi erro de reportagem ou será dos fisioterapeutas mesmo?







Comentário - Vixiiii Nossa Senhora!!!! Agora existe colegas Fisios (que com todo o respeito, ADORO trabalhar junto) fazendo AVD??? Pensando em AVD??? Peraí né? Vamos ter um pouco de cuidado com isso pessoal... Digamos que cada um no seu quadrado...



É claro que apoio a coerência dos colegas quando pensam na "melhoria da qualidade de vida" de seus paciente, óbvio, TODOS NÓS queremos isso, afinal, é isso que paga as nossas contas: um bom tratamento e a valorização do nosso nome, sobretudo.



Reabilitar para que o paciente consiga alcansar algum grau de funcionalidade é show, mas agora falar em AVD... é apelar...rs



Daqui a pouco vão querer estar fazendo adaptação de utensílios e mobiliários...







Hehehehe... Vamos com calma galera...



Deixa as AVDs com os TOs que disso A GENTE entende... Afinal, estudamos 5 anos pra tal.







Se meu colega é FISIO e quer ajudar seu paciente em suas AVDs, então chama um colega TO pra ter sucesso em seu plano de tto. Digamos que essa é a forma certa de falarmos em "interdisciplinariedade", trabalho em equipe e blábláblá...







Beijão...



Ana Cristina Schroder



Terapeuta Ocupacional que trabalha com muitos colegas Fisioterapeutas e os respeita como tal.







PS: Adorei o blog."


Abraços a todos,

Veluciata Taveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário