"Não importa o quanto você sabe...
O que realmente importa...
É o quanto você se determina...
A aprender... "

domingo, 7 de março de 2010

Fisioterapia Aplicada à Ginecologia e Obstetrícia



Este ramo de atividade da fisioterapia pode ser classificada como uma das mais recentes áreas de atuação do fisioterapeuta, mas de suma importância no quadro das profissões que respondem pela "saúde da mulher".
Durante a gestação, ocorrem diversas modificações necessárias para o perfeito crescimento e desenvolvimento do feto. Todavia, essas modificações podem levar à quadros de dor e limitações nas atividades diárias de algumas gestantes, principalmente daquelas que apresentavam alterações posturais prévias. É neste contexto que as gestantes são encaminhadas para acompanhamento fisioterapêutico, para alívio de dores e desconfortos, prevenção de disfunções como as musculoesqueléticas e uroginecológicas, ou com o objetivo de realizarem uma atividade física orientada, visando um período gestacional e puerpério com mais qualidade.

Como a fisioterapia pode ajudar a minimizar os sintomas?

O fisioterapeuta utiliza técnicas de alongamentos de determinados grupos musculares, reeducação respiratória, exercícios para musculatura do assoalho pélvico, além de todo um trabalho de conscientização postural, não se esquecendo que o ser humano é único, individual, e dessa forma traçandp um plano de tratamento individual e adequado para cada pessoa.
No período do puerpério imediato, trabalha-se o músculo perineal, prevenindo futuras cistoceles (incontinência urinária0, desenvolve-se trabalhos respiratório, de consciência postural, prevenção de tromboembolia e orienta-se quanto à posição de amamentação, dentre outros.
No pós-parto tardio, o fisioterapeuta inicia os trabalhos assim que houver liberação do médico, geralmente entre 30 e 45 dias após o parto.

Bibliografia utilizada:
- Baracho, Elza. Fisioterapia aplicada à Obstetrícia, Uroginecologia e Aspectos de Mastologia. 4.ed. ver. e ampliada. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

10 comentários:

  1. Olá Veluciata. Tudo bem?
    Estava pesquisando alguns blogs e vim para no seu.
    Sou estudante de Fisioterapia, mas ainda estou terminando a primeira bateria de estágio.
    Não vejo a hora de trabalhar com uma gestante, acho que deve ser muito agradável.

    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana! Seja sempre bem vinda ao nosso blog! Realmente, o trabalho com gestantes é muito prazeiroso! Recompensador, assim como outras atuações da fisioterapia! Porém, uma área que ainda carece de divulgação e orientação quanto à importância!
    Um abraço.
    Veluciata Taveira

    ResponderExcluir
  3. Olá Veluciata! Também me formei na Newton e, fiz a atualização em G.O. com a Elza Baracho. Estou com muita dificuldade de ingressar nesse segmento, justamente pela desinformação das gestantes em relação aos benefícios da fisio no período gestacional. Além disso, alguns ginecologistas e obstetras indicam essas pacientes para a Fisioterapia, desconsiderando que as disfunções musculoesqueléticas na gestante possuem peculiaridades que um profissional sem formação específica, não consegue reabilitar. E muito mais, que função curativa e reabilitadora, é necessário divulgar a Fisioterapia como uma área que possui atuação na prevenção. No que refere-se às gestantes, a Fisio (bem orientada) pode evitar várias complicações e facilitar bastante o trabalho de parto.


    Um abraço


    Priscila (pricagn@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Mto obrigada pelo comentário, Priscila. De fato, a atuação da fisioterapia em ginecologia e obstetrícia ainda é pouco conhecida, pouco difundida entre os outros profissionais de saúde, e assim, ficamos um pouco restritos no mercado. Mas vale lembrar que, por ser um especialidade nova da fisioterapia (reconhecida recentemente como especialização), nós, profissionais fisioterapeutas que atuamos nesta área, divulgarmos essa disponibilidade de tratamento, principalmente através de estudos científicos, congressos, etc, mostrando-lhes quais as vantagens de indicar uma gestante à um profissional fisioterapeuta qualificado para tal.
    Deixo aberto aqui o espaço para trocarmos idéias e experiências, contribuindo com nosso aperfeiçoamento.
    Abraços,
    Veluciata Taveira

    ResponderExcluir
  5. Ola adorei seu blog..qtos anos de especializaçao em gineco obstetricia?? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      O tempo de especialização depende da instituição que ministra o curso. Normalmente, são 18 meses.
      Existem também cursos de atualização e aperfeiçoamento na área, com menor duração, custos menores...
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  6. ' Oiee . . Adorei aqui'

    Bom to iniciando na faculdade de fisioterapia é sempre bom saber mais ai fui pesquisa e encontrei aqui. . .
    Cada vez so tenho a certeza q é isso q quero!!

    Boom Queria ainda mante contatoo xD

    ResponderExcluir
  7. Ei Jessica! Que bom que gostou, seja muito bem vinda.
    A fisioterapia é uma profissão belíssima e muito gratificante. Espero que goste do curso. Estou à disposição sempre que precisar.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. olá Veluciata td bem? amei seu blog..
    estou no primeiro semestre da faculdade de fisioterapia e estou afazendo um trabalho sobre fisioterapia aplicada a ginecologia e obstetricia e seu blog me ajudou muito...
    obrigada beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Sou fisioterapeuta e gosto muito do trabalho com gestantes. Gostaria muito de indicações de cursos de atualizações e aperfeiçoamento na área de ginecologia e obstetrícia.
    No aguardo.
    Sds,
    Flávia.

    ResponderExcluir